sexta-feira, abril 27, 2012

Visuais para Vilões - Parte 1


Eu, particularmente, gosto muito de usar visuais de atores em filmes para jogos de RPG. Nada contra desenhos e outras formas de caracterização visual do PC, só acho mais legal.

Além de dar um ar mais sério pra aventura, fica mais fácil de imaginar. Afinal, quem teria medo se o mestre dissesse, que, numa campanha de GURPS no espaço, você se deparou com um cara todo de preto q parece usar um pinico na cabeça e tem uma espada que brilha?


Agora, e quando esse alguém é ele ?


Darth Vader

Sacou o que eu quis dizer ? Claro que isso não é uma regra, temos personagens muito legais q não precisam de um visual de ator. E temos mestres que descrevem com tanta propriedade que nem precisam de visual, mas eles sempre podem ajudar!


Então seguem alguns visuais e sugestões para visual de vilões:

Hades - Clash of Titans
Um feiticeiro maligno
Durza - Eragon
Um guerreiro vampiro

Agamemnon - Helen of Troy
Um Barão cruel

Marique - Conan
Uma bruxa demoníaca

Khalar Zym - Conan
Um sacerdote de um deus das trevas

Drake - Blade 3
Uma criatura com descendência demoníaca

Morgana - Camelot
Uma Rainha Tirana


Grima - Senhor dos Anéis
Um manipulador

Kruger - Highlander
Precisa de legenda ? ANTIPALADINO

King Edward Longshanks - Coração Valente
Essas legendas estão ficando óbvias não ? Rei Conquistador Tirano

Galbatorix - Eragon
Guerreiro do mal ou mago das trevas? Porque não os 2 ?

Über-Morlock - Máquina do Tempo
Profeta Obscuro

Lord Vaako - Crônicas de Riddick
General das Tropas do Mal

Melisandre - Game of Thrones
Sacerdotisa das Trevas

Malachi - Solomon Kane
Esse tem várias possibilidades, mas qualquer coisa mística dos infernos.

Sonja - Anjos da Noite 3
Cavaleira Negra

Victor - Anjos da Noite 3
Aquele Cavaleiro da Morte que tem mais XP q o grupo inteiro junto.



quinta-feira, abril 26, 2012

Pathfinder: Advanced Race Guide - Versatilidade é uma Virtude Humana

Em mais um anuncio sobre seu próximo produto, o Advanced Race Guide, a Paizo lança em seu blog oficial mais algumas informações, agora falando sobre o que a equipe pensou sobre o que faz humanos , humanos e como colocar isso em regras. A palavra da vez foi versatilidade.

Pensando nisso o post oficial Versatility is a Human Virtue traz alguns feats aonde esse lado tão característico dos humanos fica um pouco mais temperados com essas novas opções.




Humana Druida
Arte de Eric Braddock
Critical Versatility (Combat)An open mind and combat training grant versatility to your critical hits.
Prerequisites: Fighter level 11th, human.
Benefit: Once per day, you can spend 1 hour practicing maneuvers to gain one single critical feat that you meet the prerequisites for. You gain the benefits of the chosen critical feat until you choose to practice a different critical feat. 
Fast LearnerYour progress gains extra versatility.
Prerequisites: Int 13, human.
Benefit: When you gain a level in a favored class, you gain both +1 hit point and +1 skill rank instead of choosing either one or the other benefit or you can choose an alternate class reward. 
Martial Mastery (Combat)You broaden your study of weapons to encompass multiple similar weapons.
Prerequisites: Martial Versatility, fighter level 16th, human.
Benefit: Each combat feat you have that applies to a specific weapon (e.g., Weapon Focus) can be used with all weapons in the same weapon group (Ultimate Combat 45). 
Martial Versatility (Combat)You further broaden your study of weapons to encompass multiple similar weapons.
Prerequisites: Fighter level 4th, human.
Benefit: Choose one combat feat you know that applies to a specific weapon (e.g., Weapon Focus). You can use that feat with any weapon within the same weapon group.
Special: You may take this feat more than once. Each time it applies to a different feat.
Pessoalmente eu achei alguns feats bem interessantes, como o Critical Versatility, que para guerreiros que se especializarem em talentos específicos para críticos pode ser bem útil. No entanto os outros parecem que dão mais cor ao personagem do que realmente façam uma diferença grande em jogo. ( Como DM eu adoro feats que dão cor ao personagem, mas meus jogadores normalmente são do tipo Combo Builders ).

Deixo o julgamento para você no final, mesmo porque essa seleção é muito pequena para julgar, mas quem estiver narrando e usar, por favor mandem o feedback para gente.

Sem mais, um abraço e muito XP para todos!

“There's always another secret.' -Kelsier” 



quarta-feira, abril 25, 2012

De DM para DM: Dicas sobre tempo de aventura



PREPAREM AS ARMAS E PERGAMINHOS, A SESSÃO VAI COMEÇAR!


Sábado, quando a noite cai, iniciamos nossas sessões de RPG que nos levarão, por horas a fio, para outro mundo totalmente diferente. O mestre dá início à sessão e nossas mentes fazem uma viagem que esperamos durante toda a semana para acontecer. Mas quanto tempo durará esta viagem? Qual é o tempo ideal para duração de uma sessão?
Sessões de RPG podem variar em muitos aspectos, mas as principais: o sistema utilizado, a habilidade de descrição do mestre e imaginação dos jogadores. Estas são as características que irão delinear o tempo de uma sessão. Mas veja, o principal é conseguir divertir mestre e jogadores.



Uma sessão de RPG pode ser facilmente comparada a uma parte de um livro, tem enredo, personagens, cenário... O mestre irá descrever o cenário para que as personagens possam interagir.

Como nos livros temos autores que são bem descritivos, falando sobre cada detalhe de uma cena em que “a primeira gota de orvalho cai sobre o solo fazendo florescer a primeira flor da primavera que desabrocha nos campos límpidos e esverdeados da planície do norte”, também nas sessões de RPG temos os mestres que narram desta forma. Eu não estou falando num sentido pejorativo, quanto maior a descrição, mais os jogadores vão conseguir elementos para se ambientar. Por outro lado, quanto menor a descrição, mais os jogadores terão que se utilizar se sua imaginação.


Da mesma forma nos livros, por exemplo, “O Senhor dos Anéis” de Tolkien é bem descritivo, por isto ele tem a capacidade de descrever um elfos, anões, hobbits para o público não nerd. Já as trilogias de Bernard Cornwell são mais objetivas, menos descritivas, se comparadas à Tolkien, mas não necessariamente piores.

Claramente, uma dica para mestres que têm jogadores iniciantes em suas mesas é que tentem descrever o maior número de detalhes possível, pois jogadores iniciantes têm maior dificuldade de visualização. Logicamente o jogo ficará mais longo.
Jogar aos finais de semana é clássico. Passar noites de sábado dentro da sessão até o primeiro jogador dormir na mesa. No entanto, para alguns de nós fica cada vez mais difícil jogar aos finais de semana, sábado então, nem pensar, talvez no domingo a tarde.


Bom, a solução que nosso grupo de RPG conseguiu arranjar foi a de jogar durante os dias de semana. Sim, dá certo. Jogamos toda semana das 19:30 às 23:30 mais ou menos. Lógico que isto exigirá um pouco mais de experiência e esforço dos jogadores, pois a narrativa tem que ser mais simples. Mas lembre da comparação com livros, não necessariamente o jogo mais veloz será pior.



O importante de uma campanha com jogos curtos é a constância. Se o jogo for pelo menos semanal, os jogadores terão a lembrança clara sobre o que aconteceu na sessão anterior e isto facilitará a narrativa, bem como o desenvolvimento das tramas.
O que queremos dizer com isto é que o jogo curto e constante pode substituir as sessões de grande duração caso você não disponha mais de tanto tempo de uma só vez para jogar, pois de fato nós sabemos que muitos jogadores se afastam do RPG exatamente por este motivo: não dispor mais de finais de semana para jogar.


Que tal tentar uma campanha de jogos durante a semana? Pode me convidar que eu jogo! De 8 ou 4 horas o importante é se divertir!

terça-feira, abril 24, 2012

Pathfinder: Advanced Race Guide - Companheiros Vegetais




Druida Elfa feita por Anna Christenson
Elfa Druida por Anna Christenson
Saiu pelo blog da Paizo a primeira novidade sore o próximo lançamento do sistema Pathfinder, Advanced Race Guide.

O Livro promete trazer toneladas de regras para você modificar as 7 raças clássicas, 30 novas raças com regras completas para suas campanhas alem de um sistema avançando para você poder criar sua própria raça ( prevejo uma série de posts sobre adaptações de raças para Pathfinder )

A primeiro noticia que chegou é a possibilidade de um personagem Elf/Druid poder escolher ter Companheiros Plantas ao invés dos tradicionais animais, o que por si só já abre um enorme leque na hora de construir personagens. As vantagens naturais de plantas também prometem ajudar muito durante o combate assim como inúmeras magias de suporte especifica para plantas.

Segue uma tabela de algumas estatiscas que o blog lançou na matéria oficial: A New Leaf for Companions


Carnivorous Flower
Starting Statistics: Size Small; Speed 30 ft., climb 10 ft.; AC +2 natural armor; Attack bite (1d6);Ability Scores Str 10, Dex 17, Con 15, Int 2, Wis 12, Cha 10; Special Qualities low-light vision, scent.
4th-Level Advancement: Size Medium; Attack bite (2d6); Ability Scores Str +4, Dex –2, Con +2;Special Attacks rage (1/day, as the barbarian class feature for 6 rounds).
Crawling Vine
Starting Statistics: Size Medium; Speed 20 ft., climb 20 ft.; AC +2 natural armor; Attack slam (1d4);Ability Scores Str 13, Dex 17, Con 13, Int 1, Wis 12, Cha 2; Special Attacks grab; Special Qualities low-light vision, scent.
4th-Level Advancement: Size Large; AC +1 natural armor; Attack slam (1d6); Ability Scores Str +8, Dex –2, Con +4; Special Attacks constrict 1d6.
Puffball (Floating Fungus)
Starting Statistics: Size Small; Speed 20 ft., fly 60 ft. (average); AC +1 natural armor; Attack thorn (1d4 plus poison); Ability Scores Str 10, Dex 15, Con 12, Int 2, Wis 14, Cha 6; Special Attacks poison (Frequency 1 round [6], Effect 1 Con damage, Cure 1 save, Con-based DC); Special Qualities low-light vision.
4th-Level Advancement: Ability Scores Str +2, Con +2.
Sapling Treant
Starting Statistics: Size Medium; Speed 30 ft., climb 30 ft.; AC +1 natural armor; Attack 2 slams (1d6);Ability Scores Str 15, Dex 10, Con 12, Int 2, Wis 12, Cha 7; Special Qualities double damage against objects, low-light vision.
4th-Level Advancement: Size Large; AC +2 natural armor; Attack 2 slams (1d8); Ability Scores Str +8, Dex –2, Con +4.

segunda-feira, abril 23, 2012

D&D 5a Edição - Sobre Classes

Logo da 4a Edição

Muitos sites, fóruns e blog estão lançando novidades sobre a 5a Edição de Dungeons and Dragons e iremos tentar lançar aqui tudo o que for saindo desse projeto que a Wizards está bolando.

Lançamos uma prévia na nossa matéria Dungeons & Dragons - Sobre a 5a Edição, e agora iremos entrar em alguns detalhes lançados sobre algo que faz parte de D&D desde seu surgimento. As Classes. 


Sobre Classes no novo D&D.

Imagem retirada de Legends and Lore


  • Aparentemente a ideia é trabalhar as as classes básicas das primeira edições da cada um dos Livros dos Jogadores de cada edição de Dungeons and Dragons, sendo que até agora foram citadas : Guerreiro, Clérigo, Mago, Warlock, Bardo, Paladino, Psion, Barnaro, Monk, Druid e Warlord.
  • A equipe de design da Wizards, pretende manter um equilíbrio entre as classes, mas mantendo elas bem diferentes entre elas. Um exemplo dado é: Caso o Guerreiro seja 100% dano, essa outra classe será 80% dano e 20% exploração.
  • Nenhuma classe será obrigatória ( "Hey, já que vc chegou por último vc vai fazer o Clerigo que está faltando..." ) mas sim terão vantagens de acordo com a campanha. Clerigo para campanhas de mortos-vivos, Druidas para campanhas relacionados a natureza e assim por diante.
  • Querem voltar o estilo de Multi Classes da 3a Edição ( Yey! )
  • As classes ainda terão alguns atributos favoritos, mas haverá espaço para um Guerreiro Carismático.
  • Assim como as Raças dão bônus em atributos, as Classes farão o mesmo. Um exemplo dado é que o Clérigo daria um bônus na Sabedoria.
  • Haverá uma categoria de Comum, Incomum e Raro entre as classes: Guerreiros, Ladinos e Magos seriam comuns, Druidas e Monges incomuns e Assassinos raros. Aparentemente a ideia é fazer com que seja difícil pegar classes cada vez mais raras.
  • O Projeto tem como objetivo criar um sistema de criação que fará jogadores experientes levarem no máximo 15 min para fazer uma ficha, enquanto um novato levará apenas 30min. Mesmo assim, quem quiser se aprofundar na construção de um personagem terá como faze-lo.
Sobre Classes é isso, logo postaremos sobre Backgrounds e Themes, o que parece ser algo bem inovador para D&D e interessante para construção de personagens.

Até lá que todos vocês tenham muito XP.

“There's always another secret.' -Kelsier” 

sexta-feira, abril 20, 2012

Dungeons & Dragons - Sobre a 5a Edição

Dragão vermelho contra Cavaleiro




Dungeons & Dragons, de longe um dos RPGs de mesa mais conhecidos, graças ao saudoso desenho Caverna do Dragão que fez com que ficasse tão famoso no Brazil. Em Janeiro foi anunciado o lançamento de uma nova edição e isso já começa a criar reboliços.
Gary Gygax e Dave Arneson
Para quem caiu aqui e não sabe do que estou falando, Dungeons & Dragons é um jogo de RPG criado por Gary Gyax e Dave Arneson em 1974 tendo suas heranças nos antigos Wargames ( jogos de guerra que utilizavam miniaturas para representar unidades ). Ele foi o primeiro jogo de RPG que foi comercializado, introduzindo um jogo aonde a arte de contar historias e o poder da imaginação utilizando apenas algumas regras, lapis, papel e diversos dados multifacetados era os ingredientes de uma aventura épica.
Nessa época o mundo estava fervilhando com as historias de Senhor dos Anéis sendo assim, misturando um jogo original e que a fantasia medieval estava em alta e ainda uma forte campanha publicitaria  logo D&D se espalhou pelos quatro cantos. Aqui ele chegou na época Xerox de RPG e rapidamente ganhou fãs. 


Livro do jogador Dungeons & Dragons 3.5Eis que começaram a surgir uma série de edições, tanto para melhorar o sistema quanto para aumentar as vendas do jogo em todos os sentidos. ( Inúmeros suplementos, cenários, jogos para pc e vídeo games foram lançados usando a marca Dungeons & Dragons ) e como cada um sempre tem um gosto particular e principalmente depois do lançamento da 4a Edição, surgiu um termo conhecido como "Edition Wars" ( Guerra de Edições ) entre toda essa horda de fãs. 
Livro do Jogador Dungeons & Dragons CapaVários sistemas foram lançados: Básico, Avançado, Avançado 2a Edição, 3.0, 3.5 e 4.0 e você irá achar defensores de cada uma das edições em cada loja e encontro de RPG que encontrar. 
Contudo durante a 4a Edição é que as maiores mudanças aconteceram. Muitos dizem que o sistema perdeu seu "ar clássico" e deu lugar a um sistema parecido ao dos MMORPG, afim de trazer um publico novo e mais consumista. Teorias de Conspiração a parte, o surgimento da 4a edição acabou sendo um tiro pela culatra, pelo ponto de vista financeiro claro.
Capa do Livro do Jogador 4a EdiçãoA Edição 3.5 tinha o famoso ( ou não ) OGL ( Open Game License ) que simplesmente permitia qualquer empresa usar as regras básicas do d20 System e fazer modificações , criar cenários utilizando essas regras e sem nenhum custo para as empresas. Isso foi ótimo, surgiram inúmeras adaptações para vários cenários, inúmeros sistemas inovadores usando como base o OGL d20 System e fez crescer o mercado na área. 
Acontece que a 4a Edição acabava com isso, criaram um jogo mais comercial mas também mais focado na Wizards. Foi então que acabou se criando a "Edition Wars" que nada mais é que uma divisão imensa de publico, resultando numa queda de vendar da 4a Edição.

Os principais integrantes dessa batalha eram os antigos jogadores de 3.5 ( e seus inúmeros suplementos ) contra os inovadores fãs da 4a Edição. Para jogar mais lenha na fogueira, uma empresa chamada Paizo usa esse vácuo no poder do D&D e lança o que muitos iriam chamar de edição 3.75, o Pathfinder criando o terceiro grande grupo dessa batalha.

Logo Pathfinder


Como a arte imita a vida, essa guerra fez surgir em cada lado da batalha inumeros suplementos, claro, também fez surgir inúmeras discussões sobre qual sistema seria o melhor, o que realmente não importa. Fato é que a Wizards começou a perder dinheiro e ganhar reclamações, e em Janeiro desse ano de 2012, ela anunciou num artigo da New York Times o lançamento da uma nova edição, já sendo chamada de 5a Edição.

Edition Wars

Aparentemente a Wizards quer fazer o mesmo que a Paizo, e está lançando uma campanha aonde os fãs irão dar o feedback do que eles querem. ( Como disse, toda guerra gera bons resultados..rs ) e com a chamada do Mestre Mont Cook devo confessar que minhas esperanças de que surja um produto muito bom aumentaram. Quem quiser participar, entre nesse artigo do Legends and Lore e eu aconselho a participarem pois se seguirem a mesma linha da Paizo, haverá Beta Testers!

Ainda não há muitas novidades sobre regras e mudanças drásticas que irão acontecer, mas sempre que possível iremos traduzir os textos da wizards na integra e reunir boatos e afins sobre o assunto.

Sem mais, um abraço e muito XP para todos.


“There's always another secret.' -Kelsier”