sexta-feira, abril 20, 2012

Dungeons & Dragons - Sobre a 5a Edição

Dragão vermelho contra Cavaleiro




Dungeons & Dragons, de longe um dos RPGs de mesa mais conhecidos, graças ao saudoso desenho Caverna do Dragão que fez com que ficasse tão famoso no Brazil. Em Janeiro foi anunciado o lançamento de uma nova edição e isso já começa a criar reboliços.
Gary Gygax e Dave Arneson
Para quem caiu aqui e não sabe do que estou falando, Dungeons & Dragons é um jogo de RPG criado por Gary Gyax e Dave Arneson em 1974 tendo suas heranças nos antigos Wargames ( jogos de guerra que utilizavam miniaturas para representar unidades ). Ele foi o primeiro jogo de RPG que foi comercializado, introduzindo um jogo aonde a arte de contar historias e o poder da imaginação utilizando apenas algumas regras, lapis, papel e diversos dados multifacetados era os ingredientes de uma aventura épica.
Nessa época o mundo estava fervilhando com as historias de Senhor dos Anéis sendo assim, misturando um jogo original e que a fantasia medieval estava em alta e ainda uma forte campanha publicitaria  logo D&D se espalhou pelos quatro cantos. Aqui ele chegou na época Xerox de RPG e rapidamente ganhou fãs. 


Livro do jogador Dungeons & Dragons 3.5Eis que começaram a surgir uma série de edições, tanto para melhorar o sistema quanto para aumentar as vendas do jogo em todos os sentidos. ( Inúmeros suplementos, cenários, jogos para pc e vídeo games foram lançados usando a marca Dungeons & Dragons ) e como cada um sempre tem um gosto particular e principalmente depois do lançamento da 4a Edição, surgiu um termo conhecido como "Edition Wars" ( Guerra de Edições ) entre toda essa horda de fãs. 
Livro do Jogador Dungeons & Dragons CapaVários sistemas foram lançados: Básico, Avançado, Avançado 2a Edição, 3.0, 3.5 e 4.0 e você irá achar defensores de cada uma das edições em cada loja e encontro de RPG que encontrar. 
Contudo durante a 4a Edição é que as maiores mudanças aconteceram. Muitos dizem que o sistema perdeu seu "ar clássico" e deu lugar a um sistema parecido ao dos MMORPG, afim de trazer um publico novo e mais consumista. Teorias de Conspiração a parte, o surgimento da 4a edição acabou sendo um tiro pela culatra, pelo ponto de vista financeiro claro.
Capa do Livro do Jogador 4a EdiçãoA Edição 3.5 tinha o famoso ( ou não ) OGL ( Open Game License ) que simplesmente permitia qualquer empresa usar as regras básicas do d20 System e fazer modificações , criar cenários utilizando essas regras e sem nenhum custo para as empresas. Isso foi ótimo, surgiram inúmeras adaptações para vários cenários, inúmeros sistemas inovadores usando como base o OGL d20 System e fez crescer o mercado na área. 
Acontece que a 4a Edição acabava com isso, criaram um jogo mais comercial mas também mais focado na Wizards. Foi então que acabou se criando a "Edition Wars" que nada mais é que uma divisão imensa de publico, resultando numa queda de vendar da 4a Edição.

Os principais integrantes dessa batalha eram os antigos jogadores de 3.5 ( e seus inúmeros suplementos ) contra os inovadores fãs da 4a Edição. Para jogar mais lenha na fogueira, uma empresa chamada Paizo usa esse vácuo no poder do D&D e lança o que muitos iriam chamar de edição 3.75, o Pathfinder criando o terceiro grande grupo dessa batalha.

Logo Pathfinder


Como a arte imita a vida, essa guerra fez surgir em cada lado da batalha inumeros suplementos, claro, também fez surgir inúmeras discussões sobre qual sistema seria o melhor, o que realmente não importa. Fato é que a Wizards começou a perder dinheiro e ganhar reclamações, e em Janeiro desse ano de 2012, ela anunciou num artigo da New York Times o lançamento da uma nova edição, já sendo chamada de 5a Edição.

Edition Wars

Aparentemente a Wizards quer fazer o mesmo que a Paizo, e está lançando uma campanha aonde os fãs irão dar o feedback do que eles querem. ( Como disse, toda guerra gera bons resultados..rs ) e com a chamada do Mestre Mont Cook devo confessar que minhas esperanças de que surja um produto muito bom aumentaram. Quem quiser participar, entre nesse artigo do Legends and Lore e eu aconselho a participarem pois se seguirem a mesma linha da Paizo, haverá Beta Testers!

Ainda não há muitas novidades sobre regras e mudanças drásticas que irão acontecer, mas sempre que possível iremos traduzir os textos da wizards na integra e reunir boatos e afins sobre o assunto.

Sem mais, um abraço e muito XP para todos.


“There's always another secret.' -Kelsier” 




6 comentários:

  1. Bem informativo, acho que só faltou dizer que a quinta edição pretende investir fortemente, no conceito desenvolvido por Ron Edwards no forum The Forge e se apegar firmente na teoria GNS de RPG... Parece que a teoria vai nos render bons frutos, de fato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Adendo Forjador!

      Acabamos de abrir algumas abas exploratórias e vamos aprofundar no assunto, valeu o feedback e volte sempre!

      Excluir
  2. Uma crítica que sempre fiz foi no que se refere às raças mistiças (Dentro de algumas raças, poderia-se definir o que se herdaria dela em caso de mistiços, ao invés de chamar de raças, os meio-elfos, meio-orcs, ... (cadê os meio hobgoblins, meio-goblins, meio-orc-elfo, etc.)). Outro ponto questionável é quanto ao conceito de morto-vivos: Como, para existir um morto-vivo, deve haver um ser vivo, eles deveriam ser melhor definidos como modelos a serem adicionados a criaturas vivas!!

    Não acho, porém, que estes pontos sequer serão abordados!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Querido Anônimo,

      Uma explicação boa q eu já ouvi sobre esse caso das meia-raças e o fato de não ter todas é q não tem como sair nada do cruzamento de anões e goblins com outras raças do mesmo jeito que não tem de cachorros cruza com gato, sacou? São genes conflitantes.

      MASSSSS não é nada que caso você queira colocar na sua aventura não possa ser criado. O 'Unearthed Arcana' da 3ª edição do D&D tem mtas regras opcionais legais, inclusive sobre raças que eu acho q vc pode gostar.

      Ainda tem um livro exatamente sobre essas questões que você levantou, que não é oficial, mas mto bem feito. Procurarei o seu conteúdo e em breve faremos um post no blog!

      Obrigado pelo comentário, sempre bem vindo!

      Excluir
  3. Bom texto Leandro!! Estou no aguardo de novas notícias sobre o D&D 5e. Abs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario e criticas. Querendo ajudar no conteudo do blog é so deixar um recado no blog ou mandar um mail leandropug@gmail.com