segunda-feira, setembro 15, 2008

Nóticias da Wizards - GenCon 2008 e Lista de Livros ( Parte II )

Continuação da Matéria anterior
(Dungeons and Dragons) [bb]

Segue a entrevista traduzida na integra.

Perguntas ao Vivo


De quanto em quanto tempo os cenários de campanhas serão anunciados?
Anualmente, geralmente no mês da GenCon ( esse ano Eberron foi anunciado para 2009)


O livro Martial Powers significa que todas a classes marciais já serão anunciadas?
Não. Assim que novas classes marciais forem criadas, iremos continuar a publicar o que for necessário.

ph2_01Psionics?
Está vindo, mas não ainda. Personagens psiónicos originalmente eram para terem saído no Player´s Handbook 2, mas foram retirados para futuros desenvolvimentos.

A Dragon ( revista norteamericana que se tornou parte do conteúdo digital da DDI ) chegará a sair fisicamente nas lojas?
Como toda a industria da área ( jornais incluídos ) estão sofrendo no geral e em muitos casos sendo substituídos pela versão online é natural que a Dragon e Dungeon vivam online. Mesmo assim, Dragon Annuals serão lançadas em versões físicas. Os artigos estão em formato PDF, logo também poderão ser impressas.




Haverá um cenário “básico” a ser publicado?
A um consenso que os cenários ( qualquer um na realidade ) será usado apenas por uma minoria de jogadores, sendo assim, teremos de ter cuidado a realizar tal tarefa. Até agora não há planos para um cenário básico ( através de material online, será possível ver mais alguns matérias de cenários, como o retorno dos Domains of Dreed).


Haverá uma build para guerreiros de duas armas?
Sim, no Martial Power, e será único para Figthers. ( não terá nada parecido com um ranger ou rougue de duas armas ). Escrevi uma matéria sobre Figthers com 2 Armas.


Quando a mesa de jogo online estará funcionando?
A resposta mais rápida seria quando estiver pronta. E pode calcular em meses.


Nos veremos o retorno da escola de magia polymorph?
Sim. Escolas de magias adicionais irão aparecer, como ilusão e invocação no Arcane Power. Polymorph ainda está em desenvolvimento. Algumas coisa irá aparecer no Player´s Handbook 2.


Qual foi a idéia por trás da criação dos Rituais?
Rituais foi um desenvolvimento interessante que providenciou meios para os jogadores ganharem algumas utilidades assim como meios para ajudar a montar como a magia é usada no mundo.


(Dungeons and Dragons) [bb]

Desenvolvimento de aventuras na 4th Edition

Essa coluna foi feita entrevistando Mike Mearls ( Desenvolvedor Chefe ), Rich Bakes ( Design e autor ), Bruce Cordell ( design e autor ), James Wyatt ( Chefe Desingner de historia ) e Chris Youngs ( Editor Chefe). Aqui apresentamos as melhores perguntas e respostas.

Qual é a maior mudança no design de aventuras para 4th Edition?
Rich: O sistema de Skill Challenge permite que encontros não sejam apenas sobre arrebentar monstros.
Bruce: Fácil de criar encontros balanceados graças ao Design dos monstros.
Chris: Encontros integrados ( monstros, armadilhas e terrenos ) agora são a expectativa e não a exceção. Encontros normalmente acontecem em lugares amplos. Veja os primeiros encontros da H1 como um protótipo de encontros da 4th Edition
Qual o melhor uso para os Minions?
James: Eu não solto eles de uma vez, solo em grupo com o tempo.
Rich: Eu percebi que eles foram meta-gamed(termo usado quando jogadores usam informações de fora do jogo dentro dele ). Se o grupo vê um grande grupo de mosntros, eles presumem que são minions. É bom quebrar essa espectativa dos jogadores.
Chris: Eu uso eles como um mosntro único, correndo e atacando como um grupo. Uso eles para dar combat advantage para os chefes ( para flanquear, usar aid another, etc.).
Que regras ajudaria para deixar um monstro mais fraco? ( por exemplo, um solo num minion ou um gnoll cozinheiro covarde) ?
Mike: Ache um Minion de nível apropriado e use ele como base.
Rich: Como uma nota, a falta de minions de nível épico foi uma falha de design.


Como vocês fazem para fazer diferentes desafios de miniois mas ainda assim manterem como minions?
Mike: Observando o Stealth e usando o terreno a favor deles.
Rich: Seja cuidadoso para evitar te de cuidar de checar o stealth de muitos os monstros de uma vez. Não faça-os se esconder ao mesmo tempo.


Paragon/Epic

O que seria uma característica que definiria uma aventura de nível Paragon?
James: A historia tem de conter grandes desafios e conseqüências. Ao invés de apenas Orcs atacando a vila, o aparente problema local de incursão drow se torna um fenômeno mundial a ser investigado. Alias, é o motivo porque drow foram montados para serem de nível paragon, pois assim eles se encaixam melhor nos papel da historia.
Bruce: O meio ambiente muda, com viagens para o Shadowfell por exemplo e outras partes da cosmologia.
Chris:Grande interação com os personagens da historia com a historia da campanha, o que aumenta a sensação de estar dentro do jogo.


ph2_02E sobre Epic?
Bruce: Tendo acabado de terminar uma campanha épica ( escrita com Chris Sims ), esse nível envolve ao maiores figuras do mundo e providencia ganchos que falam pelos Epic Destinies dos personagens. Na aventura por vir, por exemplo, tem uma chance que o archmage aprenda os segredos dos artefatos e segredos do universo. Novos ( e mais específicos ) epic destinies serão lançados.
Chris: Haverá também epic destinies saindo pela Dragon.
James:
Os epic destines que se encontram no Player´s Hanedbook, foram intencionalmente feitos para serem genéricos, assim poderiam ser aplicados com mais facilidade.
Rich:
Será bem menos intimidador narrar uma aventura epic.
Mike:
As ameaças épicas nem mesmo são sentidas pelos personagens de nível heroic, justamente porque o nível heroic está muito abaixo de uma ameaça epic.


Leandro Pugliesi

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=17591054319944730233
Visit MyBlogLog and get a signature like this!
Saiba das novidades do blog com um reader
Não sabe o que é um Reader? Leia essa materia e use o Google Reader
Se quizer me conhecer, falar comigo ou apenas me xingar, entre no meu Orkut e fale comigo, avisando que venho daqui.


Um comentário:

  1. Finalmente está saindo os complementos da 4 edição !

    Não vejo a hora de poder ler o " Martial Power" principalmente para desenvolver melhor o meu personagem ( HIT ). Contando os dias XD

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario e criticas. Querendo ajudar no conteudo do blog é so deixar um recado no blog ou mandar um mail leandropug@gmail.com