quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Tradução de Novidades 4a Edição ::: Regras Gerais

Os artigos da coluna Design & Development ( Design e Desenvolvimento ) tem sido escritos desde Setembro de 2005, um dos mais importantes. Com a chegada da 4ª Edição e todos focados nessa nova edição, essa coluna agora será o principal veiculo que irá cobrir a 4ª Edição. Não iremos apenas mostrar surpresas novas, mas também explicar como e porque surgiram. Mantenha em mente que o jogo ainda está em fluxo conforme os desenvolvedores do jogo trabalham. Você estará dando uma olhada por detrás da cortina do progresso do jogo, então sinta-se a vontade par mandar seus comentários para dndinsider@wizards.com

Pegue um D20. Jogue um numero alto.

Essa é a regra básica da 4ª edição, assim como era na 3ª, mas a nova edição deixa essa mecânica mais sólida do que nunca.

Já ficou de frente com alguns daqueles Teste de Proteção do estilo “ ou salva ou morre”? Horas, semanas ou mesmo anos de jogo ficam na balança. Tudo se resume a aquela única jogada. Existe drama naquele momento, mas não um drama que você criou e muito menos que você queira!

Isso já era na nova edição

Já jogou com um mago e ficou invejando a animação dos outros jogadores quando eles rolam acertar críticos? Desejou o mesmo para suas magias?

Na 4ª edição você terá tudo isso.

Já teve alguma confusão ou erro de calculo sobre o CA normal contra seu CA de toque e seu CA surpreso?

Não se preocupe mais na 4ª ediçãocore_01

Se você quer saber se conseguiu ou não ter sucesso em fazer uma certa ação na 4ª edição, agarre seu D20 e tente rolar um valor alto. Assim como na 3ª edição você irá adicionar um modificador a essa jogada, que estará marcada na sua ficha de personagem, e ainda irá checar se haverá bônus ou penalidades por causa de seus aliados ou outra situações. A diferença principal na nova edição é o que você rola e o que você adiciona.

As defesas básicas ainda continuam ( CA, Fortitude, Reflexo e Vontade ), mas agora todos eles funcionam mais como CA. Quando um dragão soltar uma baforada de fogo, ele ira atacar seu Reflexo e dar metade do dano caso erre. O Mestre irá rolar o D20, adicionar os modificadores do dragão e perguntar o valor do seu Reflexo. O Dragão poderá tirar um 1 e errar automaticamente não importa o quanto ele é mais forte que você, mas também existe a assustadora possibilidade dele tirar um critico e dar dobro de dano.

O pessoal que já está acostumado com o novo sistema de Star Wars Saga , irá reconhecer esse conceito, mas ele evoluiu um pouco para melhor se adaptar ao D&D. Na 4ª edição quando uma criatura precisa apenas tocar para soltar uma magia, ele mira seu Reflexo. Quando você estiver surpreso, você oferece uma vantagem de combate, mas não ira precisar procurar por um CA em especial na sua ficha – os números normais irão funcionar normalmente. Quando um fosso se abre do nada abaixo de você, você faz um teste para saltar do perigo, mas se uma besta escondida atira uma seta em você, ela terá de acertar o seu CA.

O que queremos dizer que estamos resumindo fazendo uma otimização no sistema é isso que queremos dizer: fazer decisões de desenvolvimento que façam o aprendizado e o uso do jogo menos difícil, enquanto mantemos o sistema bem robusto. E fazer mais divertido com esse resultado.

Esse texto foi escrito originalmente por Matthew Sernett
Link para Matéria Original aqui

4 comentários:

  1. Cara, o que diabos é um "Teste de Proteção do estilo"?

    Uma coisa que me irritava no 3a edição, é que chega uma hora que seus bônus e modificadores ficam tão altos que o D20 é irrelevante...quando vc tem +52 de ataque, um D20 não significa muito...só se vc tirar 1, mas aí é bizarro.
    Tomara que isto realmente mude no 4a edit.

    abs

    ResponderExcluir
  2. E aí Tchelo! Quando seu modificador de ataque chegou a + 52 é hora de pegar o épico e preparar a aventura final...

    Mas pelas traduções que li por aqui, as coisas vão mudar sim... vai ter uns conceitos do 2° edição que serão reincorporados.


    "Leandrinho", muito boa tradução! Estou ansioso por mais!

    []´s

    ResponderExcluir
  3. Arrrgghhh...só lançam coisas de D&D...e falam de quarta edição de D&D pra cá, quarta de D&D pra lá...
    e nada de traduzirem a quarta de GURPS...
    : (

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario e criticas. Querendo ajudar no conteudo do blog é so deixar um recado no blog ou mandar um mail leandropug@gmail.com