Os artigos da coluna Design & Development ( Design e Desenvolvimento ) tem sido escritos desde Setembro de 2005, um dos mais importantes. Com a chegada da 4ª Edição e todos focados nessa nova edição, essa coluna agora será o principal veiculo que irá cobrir a 4ª Edição. Não iremos apenas mostrar surpresas novas, mas também explicar como e porque surgiram. Mantenha em mente que o jogo ainda está em fluxo conforme os desenvolvedores do jogo trabalham. Você estará dando uma olhada por detrás da cortina do progresso do jogo, então sinta-se a vontade par mandar seus comentários para dndinsider@wizards.com
Mundos secretos e domínios invisíveis envolvem o mundo de Dungeons & Dragons. Domínios divinos, caos elemental, impérios das sombras e reinos das fadas são todos parte do mundo. A maioria dos mortais sabem pouco sobre esses lugares, mas heróis são outra questão. Heróis geralmente aventuras que o levam para dimensões estranhas e distantes.
O Feywild ( Fey é o termo usado para definir fadas e coisas sobrenaturais em geral, Wild seria selvagem e todos os termos relativos, como floresta, desertos, etc. Até chegar uma tradução Original, o melhor é usar o nome em Inglês mesmo )
O mais perto dos mundo alternativos é o Feywild ou o reino das fadas. È como uma imagem espelhada do mundo mortal, uma dimensão paralela aonde os traços naturais da terra e do mar estão de um modo bem parecido. Se uma montanha esta num certo lugar no mundo moortal, uma montanha similar estará no lugar correspondente na Feywild. Entretanto, a Feywild não é uma reprodução exata. Estruturas terrenos que foram construídas não são copiadas no reino das fadas, assim, um vale coberto por um campo de agricultura e cidades no mundo mortal poderá existir como uma área totalmente intocada.
As mais variadas vistas existem na Feywild, vistas que irão tirar seu fôlego, porem a Feywild é longe de ser um lugar seguro. Heróis que visitem a Feywild poderão encontrar
· Uma clareira de uma floresta coberta de musgo aonde um druida maligno derrama o sangue de viajantes descuidados nas raízes de arvores sedentas;
· A torre de um Encantador Eladrin;
· O castelo de um Rei Fomorian nas estreitas e esplendidas cavernas no Subterrâneo ( Underdark ) das fadas; ou
· Um labirinto de espinhos aonde bruxas dríades guardam uma relíquia maligna.
O Shadowfell ( Algo como sombras terríveis, sombras cruéis e por ai vai )
Assim como a Feywild é uma imagem espe lhada do mundo natural, também é o mesmo com o Shadowfell. No Shadowfell, contudo, o mundo mortal é imitado de uma forma diferente. O Shadowfell é a terra dos mortos, aonde os espíritos dos mortos tentam prolongar seu tempo numa reflexão sombria do que era suas vidas antes de silenciosamente sumirem bem alem de qualquer conhecimento. Algumas criaturas mortas-vivas nascem no Shadowfell e outras estão ligados a ele, mas algumas criaturas vivas rondam esse reino dominado pela noite.
Como a Feywild, o Shadowfell reflete o mundo mortal de modo imperfeito. Cidades, castelos, estradas e outros objetos construídos no mundo mortal existem no Shadowfell quase aonde deveriam estar, mas eles estão transformados em caricaturas arruinadas. O eco sombrio de um porto de sucesso no mundo mortal pode ser um porto desolado e destruído aonde as margens são cheias de esqueletos de navios podres e aonde era um cais ocupado agora está abandonado, a não ser claro por um ou outro viajante furtivo e silencioso. No Shadowfell, os heróis podem encontrar:
· Uma torre de um necromante;
· Um castelo de um sinistro Lorde shadar-kai, envolto por uma floresta de espinhos negros;
· Uma cidade arruinada a muito tempo por pragas e locura; ou
· O reino envolto por nevoas de Letherna, aonde a terrível Rainha Negra domina um reino de fantasmas.
O Caos Elemental
Nem todo o cosmos é ligado diretamente com o mundo mortal como a Feywild e o Shadowfell. O mundo natural foi criado da infinita expansão do cão elemental ( ou Tempestade ou ainda Turbilhão ), um lugar aonde toda a matéria fundamental e energia borbulham. Continentes flutuantes de terra, rios de fogo, oceanos congelados e ciclones monumentais de nuvens exageradas e relâmpagos colidem no plano elemental.
Poderosas criaturas dominam vastas porções do caos e moldam de acordo com seus desejos. Aqui Cidade de Bronze dos Efreeti aparece no meio do deserto de areia escaldante iluminado por rios de fogo escaldante que caem pelo céu. Em outros lugares do Caos Elemental, magos de extremo poder e pretensos semi-deuses levantaram refúgios secretos e controlaram os elementos vivos para construir seus domínios.
Criaturas elementais de todos os tipo vivem pelo Caos Elemental: Magistrados do Gelo, Lançadores de Magma, Pássaros Trovão e salamandras. Os mais perigosos habitantes são os demônios. No ponto mais baixo desse reino, se encontra o abismo, a fonte do mal e corrupção da onde a raça de demônios surge. O Abismo é inimiaginavelmente vasto – milhares de milhas de extenção – e na sua garganta habitam centanas de domínios demoníacos, ilhas elementais ou continentes esculpidos para agradar os gostos de um Lorde Demônio ou outro. No Caos Elemental os heróis poderão encontrar:
· A torre cristalina de um Arquimago a muito morto;
· Um monastério terrível de adeptos githzerai;
· O continente Abissal doente, aonde Demogorgon domina entre templos arruinados e selvas de criaturas sedentas por sangue; ou
· Um vasto mar polar, iluminado apenas por icebergs brilhantes e auroras oscilantes, aonde numa fortaleza congelada um Gigante do Gelo Warlock se esconde.
O Mar Astral
Um ultimo reino extra dimensional toca o mundo mortal: o Mar Astral. Se o Caos Elemental é a manisfestação da parte física, o Mar Astral é o domínio da alma e da mente. Os reinos divinos, os domínios dos deuses rondam pelo ilimitadas profundezas prateadas do Mar Astral. Alguns desses são reinos de gloria e esplendor – o cume dourado do Monte Celestia, as florestas verdejantes de Arvandro... Já outros pertencem a poderes sombrios, como os Noves Infernos aonde Asmodeus governa seu reino infernal. Alguns poucos domínios astrais estão abandonados, paraísos e infernos arruinados de deuses que a muito já caíram.
Apenas os mais poderosos arriscam se aventurar pelos domínios dos próprios deues. No Mar Astral os aventureiros poderão encontrar:
· Dis, a cidade de ferro, aonde o Diabo Dispater controla um domínio de miséria e punição no segundo dos Noves Infernos;
· Um artefato guardado por uma raça de guerreiros amaldiçoados, aonde o castelo de adamantine reside nas planices destruídas pela guerra de Archeron;
· A torre negra de Vecna, escondida nas profundezas do Pandemonium;ou
· Uma fortaleza githyanki protegida por dragões, a meriva no mas de prata.
Ninguém sabe quantos domínios astrais existem. Alguns domínios como os Noves Infernos, são do tamanho de mundos. Outros não são maiores que cidades, aparecendo como ilhas no meio do Mar Astral. Vários domínios foram arruinados ou abandonados. Geralmente por causa de deuses que fizeram eles serem destruídos ou esquecidos. Qual tipo de tesouros – ou perigos – pode residir nesse tipo de lugar, apenas sábios estudados poderão saber.
Esse texto foi escrito originalmente por Rich Baker
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