sexta-feira, setembro 19, 2008

De DM para DM - Dicas sobre NPCs

rpg_table Em primeiro lugar fico feliz que meu blog tenha ajudado algumas pessoas ( principalmente a sessão de downloads que fez tanto sucesso ), e mais feliz ainda em receber mails me incentivando e elogiando.

Sinto falta de criticas, mas com certeza elas virão..rsrs

Enfim, conversando com um dos que enviaram e-mail e mais outras pessoas descobri que muitos DM ficam desesperados ou com problemas ao criarem NPCs.

Darei uma dica que aprendi com o passar dos anos e com as inúmeras aventuras e campanhas que narrei,

Não façam ficha a não ser que extremamente necessário.

Simples assim, mas nuca se esquecendo de não roubar também. Alias, NUNCA roubem para os personagens irem para tal caminho, atacarem ou não atacarem certo NPC e etc.. me assustei ao descobrir que MUITOS DMs faz isso. ( irei retomar esse ponto em outra ocasião )

O ideal na hora de usar um NPC instantâneo é se basear nos jogadores...prestando atenção na ficha deles.

117

Iron Kingdoms
No Quarter #6
© Privateer Press, 2006
Artista: Eva Widermann
Ex:. Se o NPC é mais fraco que os PCs, use os valores de um dos personagens que tenha mais a ver com um pênalti de -2 a -5, se for de poder igual use os mesmos bônus e se for mais forte some +2 a +5. Com HP aumente proporcionalmente também, ( algo como – ou + 30% ) de acordo com a necessidade, ou simplesmente não anote o HP.
Decida quando o combate já chegou num estagio X em que o vilão poderá morrer de forma que o combate se torne épico!
Como num ataque critico de algum personagem.

Isso não deve se tornar uma regra, use o bom senso e logo verá que para NPCs que não sejam importantes mesmo, basta ter uma noção de regra e de quais poderes eles teriam no nível que deveriam estar.

É importante o DM ter um bom conhecimento de regra e das magias, pois terá que usar as magias na hora, conforme for relevante para o NPC.

Isso facilita muito a vida, e deixa o jogo muito mais narrativo e longe de regras, mas como já disse não é para ser usado como uma ferramenta de controle, não é para roubar. Quando o NPC apanhar bastante, que ele morra ou fuja, mas que o PCs possam fazer o que puderem e terem uma chance.

No mais, é só, logo teremos alguns LOGs de aventuras de colaboradores e da minha campanha de 4th edition, que começarei a colocar aqui como exemplo de aventura de 4ª edião!

Abraços e muito XP a todos.



Leandro Pugliesi
Visit MyBlogLog and get a signature like this!

Saiba das novidades do blog com um reader
Não sabe o que é um Reader? Leia essa materia e use o Google Reader
Se quizer me conhecer, falar comigo ou apenas me xingar, entre no meu Orkut e fale comigo, avisando que venho daqui.

Um comentário:

  1. Fala nazarento!
    Grande sucesso com o blog, a sua sessão de Downloads me ajudou bastante tbem... Sou uma topeira pra achar as coisas no Google.

    Venho através deste te propor um desafio...leia atentamento o post do meu blog: http://www.rpgplanet.com.br/blog/?p=58

    Eu sei que você tem muitas destas m*rdas para compartilhar!
    Bjo na tanga rosa!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario e criticas. Querendo ajudar no conteudo do blog é so deixar um recado no blog ou mandar um mail leandropug@gmail.com