quinta-feira, abril 24, 2008

Criação de Cenário

Conversando com meu amigo Mestre Ylykatop me surgiu a idéia de escrever uma matéria sobre criação de cenário.

Não sei se sou o único que ADORA fazer cenários para mestrar. Não que os pré-existentes ( como Eberron, Forrgoten Realms, World of Darkness: Chicago , Banestorm: Yrth e muitos outros ) sejam ruins, muito pelo contrario. Já tive a oportunidade de narrar/jogar em vários cenários e geralmente eu gosto muito deles.

Mas de vez em outra me surge uma idéia tão grande que preciso de um cenário inteiro para poder desenvolver a aventura, e isso me aconteceu diversas vezes na vida.

Não irei por uma receita de como criar um cenário, mas apenas os guias q eu uso para criar os meus e arrisco dizer que geralmente deu certo.

[bb]

forge_world01Compre

Enfim, de inicio, você precisa do mais importante e as vezes o mais difícil, uma idéia! Normalmente uma trama/historia que você queria narrar mas não encontra um cenário aonde ela se encaixa.

Tem duas maneiras de se começar um cenários e acho as duas excelentes, já que cada uma tem seu mérito.

A primeira seria bem simples...você cria sua trama, NPCs principais e cria apenas o local aonde a aventura começa. Uma vila, a cidade ou no maximo o feudo/bairro/reino aonde irá acontecer o começo da aventura. Permita que os personagens venham de lugares que eles imaginem e adapte para o que você deseja para a sua aventura, e faça com que a aventura cresça por si só o mundo a sua volta. ( e lembre-se de anotar tudo de novo que surge, você nunca saberá quando aquele taverneiro poderá se tornar um líder mercenário para caçar o desgraçado que tirou a virgindade de sua filha )

Como exemplo lembro-me de uma campanha aonde eu queria um tema bem espiritual. Eu sabia o que queria para o mundo, mas não tinha nenhuma estrutura na cabeça, como reinos, governo...nem mesmo como a sociedade funcionava e as limitações para criação de personagens baseados em raças/regiões.

O que eu fiz foi razoavelmente simples. Criei uma única vila aonde os personagens iriam começar. Defeni a economia da vila, quantas pessoas de cada raça havia, principais moradores, sistema de governo e etc ( sim eu sou detalhista, você não precisa ser tão radical como eu..rs ).

Com tudo isso criado, falei da vila que eles iriam começar, e para criarem pequenas historias. O que sabiam do mundo? Nada..nunca saíram da vila e as informações que chagavam a ela eram vagas e fantasiosas.

Dessa vila o mundo cresceu, vilões surgiram, reinos se formaram, sociedades complexa se formaram cada uma a sua maneira e acabei desenhando um mapa mundo com coisas que no final da campanha não foram usadas e ainda por cima deram ganchos para outras aventuras/campanhas.

[bb]

forge_world02Compre

Enfim, essa maneira alem de mais fácil é a mais divertida também, pois você não corre o risco de preparar um cenário super complexo depois deixar de jogar porque a namorada de um dos jogadores terminou com ele e ele ficou em depressão ( acontece mais do que eu imaginava ).

Na próxima parte irei discutir a parte mais trabalhada da criação ( e que mais gosto ) junto com alguns links de conhecimento geral que poderão ajudar a criação de cenário.

Aqui tem um link de um livro super raro e que eu acho que valha a pena comprar para quem se interessar em criação de mundos. World Builder's Guidebook

Um comentário:

  1. Criar cenários? Eu não sei o que é isso meu caro Pugliesi... Realmente não faço idéia... kkkk

    Você está melhorando cada vez mais na escrita, to gostando de ver... Vai treinando aí, pois vou precisar de ajuda quando tiverem milhares de RPGistas pedindo cenários, criaturas, personagens e descrições de Grinmelken!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario e criticas. Querendo ajudar no conteudo do blog é so deixar um recado no blog ou mandar um mail leandropug@gmail.com